terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Farofias...tatuagens...e nuvens doces...

Para além desta ser uma forma perfeita de aproveitar as claras que por vezes sobram de outras receitas, é uma das minhas sobremesas favoritas. E foi também uma das primeiras sobremesas que aprendi a fazer, juntamente com a D. Angelica, mãe de um dos meu melhores amigos de infância, hoje em dia um excelente tatuador profissional  (quem estiver interessado no trabalho dele pode ver algumas coisas aqui https://www.facebook.com/gil893).
Basicamente nesta receita apenas reaproveitei uns restinhos daqui e ali (inclusive o resto do crumble que sobrou da minha receita anterior) e deu este resultado:


Cá fica a receita e como sempre espero que gostem:

Para as "nuvens"
- 2 claras
- 40 gramas de açúcar
- 1 pau de canela
- 1 raspa de limão
- 250 ml de leite gordo´
- 25 gramas de açúcar

 Para o molho inglês:

150 ml de leite gordo
2 gemas
40 gramas de açúcar
1 vagem de baunilha

Para as "nuvens"
Juntar o leite, o açúcar (40 gramas, o pau de canela e a raspa de limão e levar ao lume a ferver. Bater bem as claras em castelo adicionando aos poucos o açúcar( 25 gramas), até formar um merengue brilhante e consistente. Fazer bolas grandes deste preparado e cozer na calda anterior, aproximadamente 1 minuto de cada lado, que deve ferver em lume brando.

Preparação do molho inglês:

Ferver o leite  juntamente com a vagem de baunilha ( quando usar a vagem, retire todas as sementes e adicione ao preparado, pois é onde esta todo o sabor da baunilha). Noutro aparelho bata o açúcar juntamente com as gemas até começarem a ganhar volume. Adicione o leite aos poucos e leve novamente ao lume brando. Deixar cozer, mexendo sempre, até formar um ponto de estrada na espátula (aproximadamente 10 a 15 minutos). Deixar arrefecer e colocar no frio.

Grau de dificuldade: Não dá para suar...
Tempo: 1:30
Calorias: É melhor não olhar para a balança...



Sem comentários:

Enviar um comentário