sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

Parfait de limão e finalmente o regresso á cozinha e as coisas boas da vida

Quando a vida da-te limões, bem....acrescenta-lhe um pouco de açúcar, ovos e mais umas quantas coisas boas e temos um parfait de limão. Finalmente regresso de um período que tirei "férias" do blog, mas que no fundo foi um período de esclarecimentos e de caminhos que quero prosseguir agora em frente. Regresso agora com o desafio mensal lançado pelo blog Tertulia da susy e no seguimento de a "escolha do ingrediente", do qual o ingrediente escolhido deste mês é o limão. Deixo aqui a receita que experimentei pela primeira e que por cá deixou boas impressões. Experimentem pois acho que vão gostar.

Parfait de limão
Sumo de 3 limões
3 ovos
125 gramas de açúcar branco
100 ml de natas

Para a massa
100 gramas de manteiga
50 gramas de açucar em pó
1 gema de ovo
125 gramas de farinha
5 ml de essencia de baunilha
sal q.b.

1.
Para fazer o parfait de limão misture o sumo de limão, os ovos e o açucar numa tigela até o açúcar ter se dissolvido.Junte as natas e misture bem este preparado.


2.
Aqueça o forno até aos 160 graus . Coloque a mistura do parfait em pequenas formas ( eu utilizo formas de silicone) e coloque o preparado até quase ao fim de cada recipiente.( deixe um pequeno espaço, pois será necessário para colocar a base do parfait). 


3.

Coloque o preparado já nas formas num tabuleiro fundo próprio para o forno e coloque agua até cobrir metade do preparado . Cozer em banho Maria durante 45 minutos, ou até o parfait estar cozido. Quando preparado retire do forno e deixe arrefecer. 

4.
Para fazer a base, misture a manteiga e o açúcar até ficar fofo e cremoso. Misture a gema de ovo, a baunilha e sal e mexa bem até combinado. Deixe a massa repousar no frio durante 1 hora no frigorífico. 
Aqueça o forno até aos 150 graus. Role a massa muito fininha e corte em formas redondas, mais ou menos do mesmo diâmetro do parfait de limão. Coloque no forno e coze durante 10 minutos. Retire do forno e deixe arrefecer. 

Grau de dificuldade: Nem dá para suar...
Tempo: 1:30 

4 comentários:

  1. Ficou mesmo bonita esta sobremesa.
    Bjs, Susana
    http://tertuliadasusy.blogspot.pt/
    https://www.facebook.com/Tertuliadasusy

    ResponderEliminar
  2. Olá!

    Gostei bastante e vou experimentar. Depois digo como correu!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado espero depois pelo feedback ...espero que aprecie

      Eliminar
  3. Obrigado espero depois pelo feedback ...espero que aprecie

    ResponderEliminar