quinta-feira, 10 de abril de 2014

Dia de degustações...Peixe em Lisboa

Sete anos depois e finalmente consegui ir ao já famoso, não só cá entre portas como a nível internacional. O celebre Peixe em Lisboa.

Este ano teve como chamariz uma conferencia com  José Avillez enquanto mediador, Cátia Pessoa (ceramista), Afonso Cruz (escitor), Julião Sarmento (artista plástico), Nilton (humorista) e Tozé Brito (compositor). O tema foi a criatividade e o discurso foi sempre animado, não fosse só pelo humor "bestial" no bom sentido, de Nilton como a maior descontracção que o chefe o Avillez já têm a comunicar neste tipo de evento. De resto todos os participantes do congresso estiveram bem activos, dando exemplos pessoais de onde aparece esse bicho de sete cabeças que é essa disciplina, a criatividade.O publico, esse, sempre activo procurando participar no evento colocando questões aos convidados.


 Findo o congresso, o melhor momento do dia, ataque á paparoca. Tive a oportunidade de provar uma degustação de ceviche de salmão servido em cornucópia do restaurante Assinatura. Sabores frescos, bem acompanhados com pedaços de maça verde, e claro as notas subtis de lima a completar o ceviche. O que funcionou igualmente nesta degustação foi a cornucópia agridoce que  acompanhava o ceviche.
 Já agora nesta refeição acompanhei com um vinho Periquita Rosé.
 De seguida dirigi-me a banquinha de um velho conhecido meu. O Umai do chef Paulo Morais do qual já experimentei algumas receitas. Procurei uma sopa vietnamita com base num caldo de peixe. Todos os ingredientes no ponto, o caldo e os nodlees deliciosos, mas só achei que o sabor das malaguetas ( e o picante) sobrepôs-se  um pouco em relação ao resto do prato.
Final do dia e um showcooking com o chef Herminio Loureiro. Respeito o facto de ser um chefe que já deu grandes mostras do seu valor, de ser grande conhecedor da gastronomia portuguesa e da sua historia, mas infelizmente o seu discurso preso ao passado arrasta-o para o idealismo do velho do Restelo. No showcooking o Chef Herminio cozinhou três pratos com Skrei ( uma variedade de bacalhau). Posso dizer que fiquei fã desta proteína e especialmente do skrei utilizado em tártaro. Infelizmente chegou a hora da despedida. Espero que para o ano haja mais uma oportunidade de visitar esta iniciativa.

Salut et bon apettit...

2 comentários:

  1. Gostava tanto de ter ido... mas viver numa ilha tem as suas limitações...
    Bjinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vale a pena ir...existe sempre a possibilidade de conviver de perto com os nossos heróis, mas também provar algumas das suas iguarias com preços mais simpáticos.

      Eliminar