sexta-feira, 20 de junho de 2014

Chessecake e mais cerejas para adoçar a boca....

Esta semana, seguindo a linha da cereja, trago-vos mais uma receita para adoçar a boca. Uma deliciosa sobremesa de chessecake com compota de cereja . Apresento aqui um chessecake rápido, mais ou menos preguiçoso, em que não utilizei gelatina. No crocante da bolacha, fui ao encontro de algumas influências minhas, neste caso Heston Blumenthal , onde lhe roubei a ideia de utilizar as petazetas para criar um elemento novo no prato. Heston sugere e concordo, que nunca devem avisar os convivas para estragar a surpresa....




Receita:

do creme:
400 gramas de queijo creme
1 colher de essência de baunilha
6 colheres de açucar em pó
Sumo de 1/2 limão
600ml de natas

da compota:
300gramas de cerejas
2 colheres de açucar
1 colher de sobremesa de licor beirão

do crocante:
8 bolachas maria
6 colheres de açucar
75 gramas de manteiga sem sal
1 colher de sopa de peta zetas de morango

- Desfazer as bolachas num processador de comida, juntamente com a manteiga. Adicionar a manteiga derretida. Quando arrefecer junte as peta zetas.

- Num tacho adicione o açúcar, as cerejas já descaroçadas e o licor beirão. Deixe cozinhar lentamente até as cerejas ficarem moles.

- Bater o queijo com o açúcar e a essência de baunilha até ficar um creme suave. Adicione o limão. Numa outra taça bata as natas até começarem a engrossar. Junte as natas ao preparado do creme de queijo.

- Empratar como na foto.
Bon appetit

1 comentário:

  1. Amei este cheesecake Óscar e principalmente as peta zetas :) Muito bom!!
    Vou levar a ideia.
    Bjs

    ResponderEliminar