domingo, 23 de novembro de 2014

Acidentes felizes ou pudim de chá preto!

Descobri esta receita numa colecção de livros antigos que tenho cá em casa e tinha que experimentar. Muito saborosa, mas agora não sejam lambões como eu, que não quis esperar que o pudim arrefece-se, e ele, literalmente começou a destruir-se por completo à minha frente quando tentei desenforma-lo. Tive que recorrer assim, de pequenos pedaços sobreviventes do meu ataque prematuro para conseguir tirar uma foto decente.
Após algumas experiências gostei do resultado final e muito mais do sabor do meu primeiro pudim de chá preto ( da próxima irei experimentar com chá verde). Enjoy





Pudim de chá
Ingredientes:
6 ovos inteiros
4 gemas
150 g de açúcar
1 colher de sopa de chá preto
½ de leite gordo

Caramelo:
75g de açúcar
1dl de água

Preparação:
Num tacho pequeno, faça um caramelo claro com o açúcar e a água. Deixe ferver, mexendo apenas no inicio para derreter uniformemente o açúcar. Quando o caramelo estiver com uma cor dourada, verta-o imediatamente numa forma previamente untada com a manteiga.
Bata as gemas e os ovos inteiros com a varinha magica. Introduza em seguida o açúcar e volte a bater. Deite o leite num tacho e deixe levantar fervura. Em seguida adicione o chá e deixe ferver de novo durante 2 minutos, tape e deixe arrefecer.

Passe a infusão anterior pelo passador e acrescente-a à gemada. Mexa tudo rapidamente, encha a forma e tape-a com uma tampa ou se não a tiver com folha de alumínio. Coloque a forma num tabuleiro com cerca de 3 cm de agua a ferver, leve ao forno pré-aquecido a 180 graus durante 15 minutos e depois baixe o calor para 150 e deixe cozinhar durante 35 minutos. Quando o pudim tiver arrefecido completamente, leve-o ao frio durante pelo menos 3 horas antes de o desenformar.

Sem comentários:

Enviar um comentário