domingo, 1 de março de 2015

Estaladiço de bacalhau!!!

Junta-se o fiel amigo com uns tomates secos, azeitonas e um pouco da magia grega e obtém-se estes estaladiços de bacalhau. Bom apetite!




Estaladiço de bacalhau:

- azeite q.b.
- 1 folha de massa filo
- 100 gramas de bacalhau demolhado desfiado
- 100 gramas de puré de grão (cozido em caldo de aves)
- 50 gramas de espinafre salteado em azeite, alho e noz moscada
- sal e pimenta a gosto

Para a guarnição

- 3 Batatas pequenas
- 2 Metades de tomate seco em conserva de azeite
- Metade de 1 alho francês



- Azeitonas galegas descaroçadas 5und
- Azeite q.b.
- sal e pimenta q.b.

Como preparar o estaladiço:
Estender uma folha de massa filo e unte-a com azeite espalhando bem sobre a superfície.forme um rectângulo e unte novamente com azeite. Crie umas pequenas abas nas laterais com mais ou menos 1 cm de espessura e dobre. Numa das extremidades da massa filo recheie com o bacalhau, o puré de grão e o espinafre salteado. Enrole este preparado e reserve. Leve ao forno previamente aquecido a 180 graus durante aproximadamente 15 minutos ou até começar a ficar dourado estaladiço.

Como preparar a guarnição:
- Coza as batatas com pele em água com bastante sal e aromáticos. Uma vez cozida deixe arrefecer ligeiramente e tente abrir as batatas como se fossem batatas ao murro dando uma pequena pancada nelas. Reserve.
- Limpe e leve a cozer o alho francês juntamente com sal e manteiga até começar a ficar tenrinho. Retire e coloque este preparado num recipiente com gelo para travar a cozedura. Reserve.
- Num tacho bem quente e com azeite salteie as batatas até começarem a ficar com a pele dourada e reserve. Salteie o alho francês e o tomate seco até começarem a ganhar cor e junte ao preparado das batatas. Junte igualmente as azeitonas e tempere a gosto. Bom apetite 

Sem comentários:

Enviar um comentário